15 de abril de 2012

A ditadura da moda

Em uma aula da faculdade, me deparo com a seguinte frase: a moda é uma ditadura. Parei um pouco, comecei a pensar nessa frase e meu consciente viajou em um minuto pra lugares bem distantes, e resolvi escrever essa frase no meu caderno pra não esquecer mais.
Fiz uma reflexão, e realmente me dei conta que a moda é uma ditadura, uma ditadura muitas vezes cruel e outras vezes apaixonante.
Imagine só... A maioria da população feminina, desde meados do século XXI deixou a cintura alta de lado e começou a usar a cintura baixa, que consequentemente depois começou a deformar corpos, destruir silhuetas, mas por que isso aconteceu? Foi simplesmente uma ditadura do mercado gerada pela moda, as cinturas altas saíram do mercado e foi imposto às mulheres essa nova silhueta. Ah, e não vamos esquecer que a cintura baixa foi a deixa pra barriguinha de fora, que remete aos pneusinhos de fora, e são a desgraça para a visão alheia. Viram só o lado escuro dessa ditadura? Dessa ditadura que forma ideias e não conscientiza seu público e não os informa de como usar? Aula de consultoria de moda já pra população em geral! Mas não percamos as esperanças, toda história tem seu lado bom e ruim...
Nenhuma mulher que eu conheça, em sã consciência irá reclamar do Little Black Dress, ou pras mais íntimas LBD, santo que salva qualquer dúvida ou ocasião. Abençoada seja a ditadura maravilhosa e milagrosa do nosso vestidinho preto, mas não se enganem, bem usado e com total compostura por quem está usando, porque até mesmo um LBD curto demais ou justo demais, pode estragar todo referencial e mito criados em cima dele.
Então saudemos Chanel, Yves Saint Laurent, Dior, Versace, Prada, por sua intervenção e ditadura que transformam nossos guarda roupas, invadem nosso dia-a-dia e nos faz perder horas e horas experimentando roupas em frente ao espelho. E ditadura essa que reclamamos pouco, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails